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quinta-feira, 2 de junho de 2011

2º FICHAMENTO


Autoria coletiva, autoria ontológica e intertextualidade: aspectos conceituais e tecnológicos1

Antonio MirandaI; Elmira SimeãoII; Suzana MuellerIII


“O texto levanta questões relacionadas ao fenômeno da autoria principalmente no contexto da comunicação extensiva e da perspectiva do pensamento complexo que norteia sua interpretação.”

“A autoria é uma instituição em crise. Analisando-a em perspectiva, é possível afirmar que está sujeita a interpretações diversas e até divergentes em níveis de conceito e de práxis, em uma abordagem multidisciplinar.”

“Além das disputas individuais e da busca pela apropriação da originalidade, o direito legal de reprodução restrita se confronta com os avanços da tecnologia e as inúmeras possibilidades de reprodução e até deturpações de material disponibilizado em formatos digitais convencionais e não convencionais, com ferramentas de tratamento e disseminação que podem facilmente baixar arquivos e multiplicá-los infinitamente.”
“Há um aspecto relativo à autoria que também é polêmico. Na ciência, os textos lidos e revistos são transformados em outros textos, chamados revisões de literatura e estado-da-arte de um tópico em pesquisa.”

“É difícil reconhecer o quanto uma obra é "original" para certificar sua autoria, além da forma ou formato em que está escrita ou concebida2, composta ou escrita de alguma maneira.”

“Seria possível separar autoria da representação em que ela se manifesta? No caso do texto, é mais fácil identificar a redação do que as idéias que ela expressa.”

“A literatura científica, sempre eivada de citações e modelos teóricos e metodológicos de contexto, teria ainda mais dificultada a identificação do que seria verdadeiramente "original" e único de um texto determinado.”

“Teatro, cinema, fotografia e qualquer outra forma de expressão artística e técnica participam do processo criativo e de autoria com os escritores de textos literários e científicos, ou, em uma acepção mais hipertextual, de produtos híbridos e multidimensionais.”

“As ontologias parecem árvores de conceitos, em que cada folha é um termo específico relacionado a um galho que é um conceito mais geral. Serve para mostrar, por exemplo, que manga é uma fruta tropical, e não manga de camisa, num dado contexto. (OLIVEIRA, 2006, p. 15).”

“O novo ambiente de publicação eletrônica vem mudando drasticamente a forma com que as pessoas produzem conhecimento e conseqüentemente na forma com que elas disponibilizam esse conhecimento por meio dos documentos.”

“Em artigo recente, Silva (2006) pretendeu aplicar o método de análise de redes sociais (ARS) no estudo da co-autoria no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.”

“Os antropólogos acrescentam este terceiro tipo: a autoria coletiva ou comunitária, própria da produção artesanal musical e festiva das sociedades em que a comunidade, e não os indivíduos, considera-se agente criador (CANCLINI, 2008, p.81).”

“Embora a adesão de pesquisadores ao movimento Sciense Commons ainda não pareça significativa no que se refere a conteúdos resultantes de pesquisa publicáveis em revistas indexadas de prestígio, parece estar crescendo para outros tipos de produção, especialmente ligados à educação científica.”

“É consenso que a construção de uma idéia se pauta pelo conhecimento que o autor tem de assuntos relacionados a ela.”

“A "intertextualidade", segundo aponta o dicionário Michaelis, é o processo de produção de um texto literário que parte de vários outros e com eles se imbrica7.”

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